|
24.1.07
::Filmes que vi e merecem algum comentário III
Babel. Direção de Alejandro González Iñárritu, roteiro de Guillermo Arriaga, parceria que também aconteceu nos outros filmes da trilogia da morte, como andam chamando a triade: Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. O nome do filme sugere uma temática sobre a falta de comunicação ou ainda, dando uma forçada, sobre globalização. A Torre de Babel é uma dessas histórias bíblicas que adoram repetir. Já teve até novela com esse nome... a história mostra um deus cruel perante os homens. Os mortais resolveram erguer uuma torre alta, para chegar no reino dos céus. Vendo aquilo, irritado, Deus, o todo poderoso, resolve botar cada um falando uma lingua diferente, para para que ninguém se entendesse, fazendo com que a humanidade se espalhasse no mundo com o castigo no não-entendimento fraterno.
Alguém que viu o filme, por favor me ajude. Onde Babel fala de falta de comunicação? Ó a história: um casal dos Estados Unidos vai pro Marrocos de "férias", lá a moça loira americana é atingida por uma bala que um guri psico marroquino cuidador de cabras atira "sem querer". Obviamente acham que é ataque terrorista. Não conseguem hospital, porque é um lugar meio longe. Não há problemas de comunicação. Ao mesmo tempo, guris americanos e sua babá mexicana vão parar no México, e têm problemas para voltar. Um pouco de falta de comunicação, piora a situação, mas mesmo que se entendessem melhor, o policial escroto americano escaldaria. E a outra história é de uma japa surda-muda maluquinha que se comunica bem, o maior problema de comunicação dela, pouco tem a ver com a língua. Se quisermos forçar a barra, ela tem, sim, um problema de comunicação afetuosa. Mas o filme não fala de falta de comunicação. Fala de policiais escrotos em 3 dos 4 países (menos o japonês). Fala de americanos nojentos. De gente malucona. O filme me fez ficar enjoada. Não gostei. Mesmo sendo bem feito, bons atores, ai Gael!, deve ter sido massa as filmagens nos cabrobrós do Marrocos... Mas porque o nome do filme é esse? Ah, só mais uma coisa, Alejandro é mexicano, mas se "voltou americanizada".
pi
as 23:25 []
::Filmes que vi e merecem algum comentário II
Eu me lembro. Filme baiano, de Edgar Navarro. Fiquei feliz com a pesquisa que eles fizeram. Tem um monte de coisa legal no cenário, no figurino, personagens, lembranças das pessoas. Acho que mexe mesmo com quem viveu há 30 ou 40 anos atrás. Tem uma história que me envolveu, apesar de só se tratarem de lembranças. É um filme dum guri, que cresce, vê os irmãos crescerem, os pais morrerm...tudo num tom bem poético, bonitinho. Aparentemente autobiográfico, o filme, de boa direção, se perde quando o bróder resolve entrar no mundo das drogas. São quase meia hora de cogumelos, maconha e ácidos. E o cara vai pra nunca mais voltar, literalmente! Gera as piores cenas do filme, chatas, pentelhas, nada a ver. Bizarro. Mas fecha com alucinações bonitas, as cenas mais bonitas do filme (que fazem o cartaz) são numa hora que o cara tá doidão, malucones, se lembrando da infância. Aí concluimos que Navarro comeu muito cogumelo quando mais jovem e vê duendes até hoje. Outra coisa que eu acho que não ficou bom, foi a atuação dos atores baianos de teatro. Eles são de teatro e não vi preparo para fazer cinema. Provavelmente a grana era pouca, os atores são bons (pro teatro), mas o resultado não foi dos melhores. Apesar de achar bizarro este argumento, vou soltar. Gostei do filme principalmente porque é baiano. Deve ser difícil fazer uma coisa dessas por aqui.
pi
as 23:00 []
::Filmes que vi e merecem algum comentário I
O Estranho Mundo de Jack. Tim Burton, malucão. Tinha tempo que eu queria ver, mas não encontrava em locadoras. Es que no meio da Era do Gelo e Wallace e Gromit estava o filme nas coisas de P. Sol ! Decente! Gostei muito. Adoro desenho sujo. E o Jack, o personagem principal, que está para o hallowen no filme assim como o Papai Noel (ou Papai Cruel) está para o Natal, me lembra um pesadelo que eu sempre tenho. No sonho as pessoas e coisas ficam magros, finos e escurecidos, como se fossem palitos de fósforos queimados. E ele é assim. Um fósforo usado. Bem legal.
pi
as 22:24 []
15.1.07
pi
as 14:25 []
|
|